A caixa mágica, Eliane Gauze

Primeiro livro do tema "mitologia universal" e décimo terceiro do ano do Desafio Literário 2012. A edição é do Clube de Editores, 2010 e tem 44 páginas. A autora é pato-branquense e doou o livro para o Leitura sem Fronteiras. (Viva a Eliane, tum tum tum!!!)

É um texto para teatro infantil, a segunda que eu resenho. A primeira foi "O rapto das cebolinhas", da Maria Clara Machado, também para o desafio, no mês de janeiro.

E os dois textos tem algumas semelhanças, principalmente com a evolução rápida das cenas, alguma confusão e correria, bastante humor e a participação da platéia...

A histórica começa com o palhaço Caxambu trazendo uma caixa ao palco. Ele quer apresentar um número de mágica e planeja tirar um coelhinho azul da caixa, como se fosse uma cartola. Então ele fala as palavras mágicas: "Pirulim pom pim" e quem aparece é... Chapeuzinho Vermelho! Ela foi "abduzida" pela magia justamente quando estava tentando fugir do lobo. A menina fica assustada, claro, e o palhaço a coloca novamente na caixa para mandá-la de volta e ela desaparece. Só que... logo depois, aparecem Capitão Gancho e Peter Pan, lutando. E a confusão continua, ainda chegam a Fada, o Pinóquio e o Lobo Mau, bem tinhoso, como deve de ser:
LOBO - Eu vim aqui para buscar a Chapeuzinho Vermelho, ela fugiu de lá e nunca mais voltou.
CAXAMBU - Ai, ai, tem o lado bom e o ruim. O bom é que você não devorou a Chapeuzinho Vermelho e o ruim é que se ela não voltou, foi para num outro lugar. E agora?
LOBO - Me deixe sair e eu te ajudo a resolver o problema.
CAXAMBU - Será que eu acredito nele?
LOBO - Eu aqui neste mundo sou apenas um animalzinho e vocês têm outros recursos para me caçar. Podem me levar até para o zoológico! Eu sou lobo, não sou burro!
E então, muita correria e tudo termina bem.

A peça foi encenada aqui na cidade pela Companhia Teatral Atlaspatoart, com direção da própria Eliane. É uma pena eu não ter assistido na época... hoje eu imagino que o Tomás iria adorar! Misturar personagens das histórias tradicionais infantis é uma boa ideia e sempre agrada as crianças. Eu não lembro bem qual foi o primeiro livro que li onde isso acontecia, mas lembro de outra história divertida, "O fantástico mistério de Feiurinha", do Pedro Bandeira, que traz Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel e seus respectivos príncipes encantados casados e com filhos.  Eu gosto. Acho que são belas homenagens às nossas histórias tradicionais.

Esse mês vai ser divertido, vou ler também o Barão de Munchausen... outra correria!

Três estrelinhas em meia. Em cinco.

---
Outras resenhas:

Noite e Dia, Virginia Woolf;
A melhor HQ de 1980;
Água para elefantes, Sara Gruen;
Buracos, Louis Sachar;
Preconceito Linguístico, Marcos Bagno;
O livro do contador de histórias chinês, Michael David Kwan
Oriente. Ocidente, Salman Rushdie
A jogadora de go, Shan Sa
Unhas, Paulo Wainberg
- A mulher do viajante no tempo, Audrey Niffenegger
Pinóquio, adaptação de Guilhaume Frolet
Clara dos Anjos, Lima Barreto
O rapto das cebolinhas, Maria Clara Machado
Cozinheiros Demais, Rex Stout

Comentários

  1. È interessante assinalar que a história da Chapéuzinho Vermelho tem influência da mitologia grega. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes