O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Veio através de troca, edição da Abril Cultural, 1980, 221 páginas.

Então. A história é simples. Nick observa o vizinho apaixonado (Gatsby) tentando retomar um romance da juventude interrompido pela guerra.  Só que a namoradinha da adolescência é hoje casada e tem uma filha.

É um bom livro, mas fui ler a contra-capa pra ter ideias pra resenha e eles são bem exagerados. Vou comentar a partir dela, em itálico:
"O mundo febril da "geração perdida" da época posterior à Primeira Guerra Mundial."
Febril? Menos, bem menos... povo só quer aproveitar e tal, mas febril é coisa de entrar de corpo e alma... a hipocrisia da época não deixava ninguém ser "febril". Tem alguns momentos "febris" no livro, o sr. e a sra. Wilson, o narrador Nick e próprio Gatsby se entregam mais às emoções. Mas como um todo, não achei nem a "geração perdida" nem o "mundo febril" aí. Culpa dos beatniks e dos anos 60, provavelmente. Aquilo sim é que foi febre e perdição.
"Uma trama densa, cheia de paixões, conflitos, intrigas, na "era do jazz".
Também não vi toda essa densidade. O enredo é caprichado, a história é fluida e bem narrada, não exige do leitor (a não ser pelo mistério do elevador, claro). E as paixões ficam com os mesmos personagens febris... nem todo mundo se deixa levar. Conflitos e intrigas, sim, muitos. Tanta fofoca que é uma novela das 8 perfeita.
"A história de Jay Gatsby e sua dramática ânsia de ascensão social."
Pobre Gatsby. Pobre mesmo.
"A falta de sentimentos, a violência e o materialismo das metrópoles do leste norte-americano."
Sim, agora sim, o livro é sobre isso aí, exatamente. Então vejam... como uma "falta de sentimentos" pode ser febril? Como são mal escritas essas contracapas...
"O desespero de personagens oprimidos pela existência rotineira, buscando a fuga pelo rompimento de velhas convenções sociais e correndo de encontro a um grande vazio."
De novo, o desespero é só dos quatro apaixonados febris. Mas o único que quer romper as convenções é o Gatsby. E o "grande vazio" é onde a maioria dos personagens estão, muito bem acomodados. Quem está correndo, está tentando sair do vazio, quer ir para longe dele.

Mesmo o Nick segue uma certa convenção até o fim. Ele é o grande amigo, aquele que abandona a vergonha para ficar do lado das pessoas queridas que se metem em enrascadas por não controlar a paixão e os sentimentos. Nick está lá. Firme. Ele gosta de Gatsby mais do que ele mesmo percebe, talvez. Ou só não quis contar pra gente, mas aí é da intimidade dele. A amizade, o calor e a visão do Nick fazem a gente continuar a ler o livro, no meio de tanta gente insensível e chata. Ou quase-tolos, como o Gatsby parece ser às vezes.

O clima geral de "O grande Gatsby" me lembrou um pouco o que eu sentia pelo povo frio, indie e blasé em contraste com o calor dos  punk roquers meio loucos e apaixonados nos meus momentos de "geração perdida". Todo mundo já foi o Gatsby de algum Nick ou o Nick de algum Gastby.

Lá embaixo, após os links, tem um infográfico bem legal, com spoiler do fim do livro, que une os personagens importantes. Aliás, ô livrinho pra ter capa feia, hein? Procurei até em francês e espanhol, nada me agradou.

Três estrelinhas. Em cinco.

---
Outras resenhas:

- O céu dos suicidas, Ricardo Lísias
- O caderno vermelho, Paul Auster
- Marcas na parede, organização de Hanna Liis-Baxter
Noite e Dia, Virginia Woolf;
A melhor HQ de 1980;
Água para elefantes, Sara Gruen;
Buracos, Louis Sachar;
Preconceito Linguístico, Marcos Bagno;
O livro do contador de histórias chinês, Michael David Kwan
Oriente. Ocidente, Salman Rushdie
A jogadora de go, Shan Sa
Unhas, Paulo Wainberg
- A mulher do viajante no tempo, Audrey Niffenegger
Pinóquio, adaptação de Guilhaume Frolet
Clara dos Anjos, Lima Barreto
O rapto das cebolinhas, Maria Clara Machado
Cozinheiros Demais, Rex Stout


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes